26.6.05

Abertos ou fechados, eis a questão...

Você lê jornal todo dia? Tem assinatura ou lê na internet?
Uma das questões que povoam as cabeças dos executivos do mercado de mídia impressa brasileiro é se as edições dos veículos na web devem ser fechadas (com acesso por meio de assinatura) ou abertas. O Estado de São Paulo saiu na frente e lançou a sua. Em PDF, com busca e arquivo das últimas 30 edições, um pouco árida para quem chega, mas com uma noção mais clara da edição impressa para o leitor. Tem até agora cerca de 800 assinantes. Muito ou pouco? Bastante, se pensarmos que este é um mercado novo. Pouco, quando a intenção é associar esse número à carteira de assinantes do impresso, reduzindo assim o impacto da queda de circulação.
Outros jornais estudam esse mesmo caminho.
O grande desafio aqui é imaginar o que levaria o leitor a topar a opção web, quando boa parte do noticiário fast-food já está disponível hoje nos sites. Qual seria o diferencial? As notícias exclusivas? Os colunistas? A edição web tem que entregar algo a mais?
Tem que ser mais barata? Você assinaria?