28.7.05

"De grátis" vai para o lixo

Se você é uma pessoa normal deve simplesmente deletar muitos e-mails que chegam na sua caixa postal todos os dias, em especial aqueles com promoções e brindes. Mais uma vez as empresas estão tentando melhorar seus e-mails marketing para fazer com que eles tenham alguma utilidade e não só entupam nossos endereços eletrônicos. Um estudo encomendado nos EUA pela agência de publicidade OgilvyOne mostra que a simples existência das palavras gratuito ou grátis no conteúdo faz com que as pessoas os deletem imediatamente. Também mostrou que a maioria não lê nem a metade do conteúdo dos e-mails recebidos de empresas.

A novidade do estudo foi usar ferramentas que acompanham o movimento dos olhos dos internautas ao lerem os e-mails. Essas ferramentas, os eye-tools, não são novas e servem para muitos estudos de navegabilidade na web, mas sempre foram desprezadas pelo mercado publicitário. A OgilvyOne fechou uma parceria com uma empresa especializada nesse tipo de teste para avaliar os e-mail marketing de uma carteira de clientes que inclui a IBM, American Express e Cisco.

Uma câmera embutida em alguns computadores acompanha o movimento dos olhos do usuário mostrando onde ele realmente viu algo atrativo e áreas do e-mail que ele simplesmente ignorou. Neste link um exemplo de como um usuário normalmente lê uma página de web.