4.10.05

O homem, o tempo e a mídia

Podem chiar à vontade, criticar, mas em plena cybercultura a televisão ainda é a grande mídia de massa com maior penetração na vida do homem pós-moderno, seguida de pertinho do RÁDIO. É isso que mostra uma pesquisa feita nos EUA por grupo da Ball State University que estuda o impacto das várias mídias na rotina diária das pessoas. O computador fica com metade do tempo gasto diante da telinha da TV. Alguns pontos interessantes do estudo:
1. A maior parte das pessoas fica 30% do seu dia exposta à TV. Em alguns casos acompanhados pelos pesquisadores o tempo gasto em frente à TV chega a 70% do dia.
2. Na média, a mídia com maior exposição além da TV é o computador - juntando o tempo gasto com e-mail, MSN e leitura de notícias e documentos.
3. TV, vídeos e jornais têm a maior média de utilização nos fins de semana nesta ordem
4. Celulares ainda são pouco utilizados como mídia, mas estão 95% do tempo com seus donos
5. 56.9% da exposição a algum tipo de mídia acontece em casa, 21% no trabalho, 8,3% no carro e 13,7% em outros locais (???)

A conclusão da pesquisa é que nos dias de hoje o homem não tem como se livrar da mídia: há sempre alguma por perto. Para ver a íntegra do estudo clique aqui