7.10.06

A primeira vez a gente nunca esquece

Não é bom começar um texto com lugar-comum, ensinam os manuais de jornalismo. Mas essa é a melhor frase para resumir minha participação de três dias na conferência anual da ONA -Online News Association em Washington DC ( 5 a 7 de outubro). Conheci muita gente legal e com idéias interessantíssimas que eu nunca soube que existisse. Tive o prazer de ver de perto alguns que sempre admirei à distância (Nora Paul, Jeff Jarvis, Adrian Holovaty, Mike Davidson). Conheci algumas soluções das quais estamos a anos-luz de distância. Constatei que o jornalismo online brasileiro já executa muita coisa que os americanos nem sabem que é possível fazer.

E o melhor: vi que os problemas de cultura, as dúvidas, angústias e as dificuldades são os mesmos, só mudam de código postal.

Nos posts que virão alguns flashes desse turbilhão de informações que recebi nesses dias. O jornalista Octavio Guedes, editor-executivo do Extra, também estava lá. Alguns dos posts abaixo também trarão informações de painéis assistidos por ele.